bons animes para criança

Anime é o diminutivo de “animação” e, no contexto ocidental, se refere aos desenhos animados criados por estúdios e artistas japoneses, podendo ser adaptações de mangás ou histórias originais. Abaixo segue cinco sugestões de animes que podem ser boas escolhas para o público infanto-juvenil.

Naruto: é um anime que esteve em exibição entre os anos 2002 e 2007 em um total de 220 episódios. O anime é inspirado em um mangá de mesmo nome e traz a história de Naruto Uzumaki, um jovem aspirante a ninja que sonha um dia se tornar mestre de sua vila. A série é dividida em duas partes: na primeira parte, Naruto e seus companheiros desenvolvem suas habilidades pessoais enquanto tensões políticas ocorrem na vila. A segunda parte enfoca o adolescente Naruto após seu período de treino e sua busca para alcançar o posto de chefe. Com certeza, Naruto é um dos animes japoneses mais famosos.

One Piece (Wan Pīsu): é um anime adaptado de um mangá de mesmo nome que está em exibição desde o ano de 1997 e atualmente conta com aproximadamente 826 episódios. A narrativa acompanha a busca de Monkey D. Luffy e seus colegas – o espadachim Roronoa Zoro, a ladra e navegadora Nami, Usopp, um mentiroso franco-atirador; e Sanji, um cozinheiro mulherengo -, pelo mundo de One Piece, um mundo peculiar no qual vivem muitas raças.

AnoHana (Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai): é um anime criado por Mari Okada que esteve em exibição durante o ano de 2011. Após a trágica morte de Meiko “Menma” Honma em um acidente, um grupo de seis amigos de infância acabam por se separar. Dez anos se passam e o líder do grupo, Jinta Yadami, recebe a visita espectral de Meiko que lhe pede que a ajude a cumprir o que seu destino tinha lhe guardado antes de ser interrompido pela morte. Jinta reúne o grupo e, além de lidar com as demandas de Meiko, os demais devem aprender a lidar com seus próprios problemas e conflitos internos e externos.

Gintama: é um mangá escrito e desenhado por Hideaki Sorachi que está em exibição desde 2003. Em um mundo alternativo, durante o período Edo, alienígenas desceram à terra e a dominaram. Samurais fizeram parte da resistência, mas ainda assim os invasores levaram a melhor. Desde a derrota daqueles, as espadas foram proibidas. No entanto, um samurai continuou a resistir ao novo sistema, Sakata Gintoki que toma o adolescente Shimura Shinpachi como seu aprendiz e o ensina a combater os alienígenas.

Doraemon: é um anime criado por Fujiko F. Fujio, adaptado do mangá de mesmo nome, e que esteve em exibição no ano de 1973. Trata-se de um anime do gênero comédia, que se ocupava em passar lições de moral, bons costumes, boa convivência, civilidade e até mesmo formas de preservar o meio ambiente. O anime tinha como público alvo as crianças. Em 2008, Doraemon recebeu a distinção do Ministério de Cultura Japonês ao ser considerado o “embaixador dos animes” no país.

5 bons animes para crianças e adolescentes